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Postado por: Anjo da Moda

Postado em: 09 de Novembro de 2021

NOVA NORMA PARA TAMANHO DE ROUPAS FEMININAS

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) busca aprovar a norma NBR 16933 que visa padronizar os tamanhos de roupas femininas no Brasil.
Provavelmente você já ficou confusa ao provar uma peça e ver que o seu número ao qual está acostumada a usar, ficou pequena ou grande demais e justamente para evitar essas desconformidades de medidas entre as confecções, o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário utilizou como base principal, a pesquisa “Size BR” elaborada pelo Senai Cetiqt e que contou com a participação do Senac, modelistas e representantes de magazines.

A expectativa do órgão é de que a norma entre em vigor a partir de dezembro, após passar pela segunda consulta pública. A gestora do comitê , Maria Adelina, explica: “Nosso objetivo é que, daqui alguns anos, ninguém mais diga que usa 42, mas sim, os seus centímetros da cintura e do busto.” No entanto, ela ressalta que as confecções têm liberdade para acatar ou não a tabela de medidas e também, não há nenhuma lei em vigor que as obrigue a adotar esse método, mas, acredita que aquelas que adotarem, serão beneficiadas por atender melhor às necessidades e um serviço de mais qualidade ao consumidor final.

O que muda nas lojas? - O Inmetro, estabelece, apenas, que as marcas devem colocar um tamanho nas peças, mas não especifica como, e mesmo após a norma começar a valer, elas são livres para utilizarem as tabelas de medidas que mais se adequarem ao seu modelo de negócio. ”Além de se basear em proporções mais adequadas no momento da confecção, em vez de informarem nas etiquetas simplesmente a letra “M”, por exemplo, elas poderão incluir para quais tamanhos de cintura e busto as peças são adequadas. Essa é a grande transparência, que tira da mulher o pensamento de ficar se condenando pelo tamanho da roupa”.

Grandes redes de lojas participaram da análise da norma e muitas estão de acordo com a novidade, entre elas a Renner. “Acreditamos que ter uma tabela referencial de tamanhos em todo o mercado pode proporcionar aos consumidores uma melhor experiência de compra, uma vez que elimina o conflito de tamanhos entre as diferentes varejistas. Isso é colocar o cliente no centro”.

Fonte: UOL

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